Detalhes da notícia

Por Camila Angst/Assessoria de Imprensa Maripá | Postado em: 02/02/2024 - 20:06
Maripá convoca população para ação emergencial contra a dengue na terça-feira (6)
Maripá convoca população para ação emergencial contra a dengue na terça-feira (6)

O Município de Maripá vai promover uma ação emergencial contra a dengue na próxima terça-feira (6). Será o Dia D de Combate à Dengue, data em que todos os moradores deverão fazer uma vistoria no quintal de suas casas e retirar materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti.

Os materiais devem ser colocados na calçada. A ação deve envolver toda população da área urbana de Maripá e dos distritos de Candeia e Pérola Independente. O recolhimento será realizado gradativamente por equipes da Prefeitura.

O Comitê Municipal de Controle a Dengue se reuniu ontem (1º) para debater a situação atual e definir ações. Devido ao risco de epidemia, uma reunião emergencial com a equipe de governo também foi convocada pelo prefeito Rodrigo Schanoski na manhã desta sexta-feira (2) para que todas as secretarias se envolvam nas ações.

“A dengue é um problema histórico e é recorrente que os casos se agravem no início do ano. Enquanto poder público, estamos fazendo tudo o que é possível para evitar que a situação evolua, mas esse é um trabalho que depende do esforço de toda a população. Cada um deve ser responsável pela sua casa, pelo seu quintal”, enfatiza o prefeito Rodrigo Schanoski.

 

Os dados do último boletim divulgado na quarta-feira (31), apresentava 17 casos confirmados e mais 17 em investigação, números que colocam Maripá em risco de epidemia de dengue.

A secretária de Saúde, Adriana Piletti Scarparo alerta a população para a gravidade dos casos. “Destes 17 confirmados, quatro deles possuem sinais de alarme, ou seja, são casos graves que podem evoluir para hemorragia e causar complicações nos pacientes”, relata.

Entre os principais sintomas que estão sendo apresentados estão diarreia, febre alta, náusea e dores no corpo.

BLOQUEIO - Durante o mês de janeiro, equipes do Setor de Vigilância em Saúde realizaram a aplicação de inseticida como ação de bloqueio nas quadras onde houveram casos notificados e confirmados. A partir deste mês, a aplicação irá se estender para toda a área urbana de Maripá e de Pérola Independente, inicialmente.





Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Cultura, a rádio da família
... a rádio que respeita você e sua família!!!
Rua 1º de maio, 694 - Centro - Palotina - Paraná
© 2024 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw