Detalhes da notícia

Por Assessoria/Câmara | Postado em: 16/11/2023 - 17:20
Câmara de Palotina alcança nota máxima em avaliação de transparência do Tribunal de Contas do Paraná
Câmara de Palotina alcança nota máxima em avaliação de transparência do Tribunal de Contas do Paraná

A Câmara de Vereadores de Palotina obteve a avaliação máxima no Indice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Apenas Palotina e outros quatro municípios entre os 399 do Estado alcançaram 100% na avaliação divulgada esta semana. O ITP avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR - na área estadual - e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores. Na avaliação de 2022 a Câmara de Palotina aparecia na 262ª. posição com índice de 74,94%. A evolução extraordinária de um ano para outro foi obtida a partir de diversas mudanças implementadas no Portal do Legislativo, especialmente atendendo os critérios exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado. O presidente da Câmara, Eurico Fernandes Barbosa, salientou que a avaliação positiva demonstra a preocupação do Legislativo em disponibilizar aos cidadãos todas as informações das atividades da Câmara. Ele enalteceu o esforço dos servidores em fazer as adequações e manter o Portal atualizado e salientou que o desafio é manter esta condição de transparência.

A aferição do ITP foi realizada dentro do segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a participação de todos os TCs estaduais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). O ranking - dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais - está disponível na aba do ITP, no portal do TCE-PR na internet.

Na primeira etapa, coube aos gestores adequarem os portais de transparência e preencherem um questionário eletrônico até o final de agosto. A segunda etapa dos trabalhos do ITP 2023 foi a validação, pelo TCE-PR, das informações preenchidas pelos entes públicos. Ou seja: a verificação das evidências indicadas em cada item do questionário eletrônico, sob coordenação do auditor de controle externo Fábio André Rosenfeld, servidor da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS).

Para tanto, foi criado um mutirão de servidores do TCE-PR. Além disso, o auxílio do controle social, com a participação de 20 voluntários do Observatório Social do Brasil, do Observatório de Gestão Pública de Londrina e do Observatório Social de Maringá, foi fundamental para alcançar os objetivos do atual ciclo de avaliação da transparência pública. O TCE-PR realiza a aferição do ITP desde 2019.

Além da Câmara de Palotina, obtiveram nota máxima no ITP 2023 as câmaras de Mandaguari, Sarandi, Mariluz e Mandaguaçu.

 

 

Legenda (Câmara Palotina)

Câmara de Vereadores de Palotina: 100% de transparência no ITP 2023





Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Cultura, a rádio da Família!
A Rádio que respeita você e sua Família.
Rua 1º de maio, 694 - Centro - Palotina - Paraná
© 2024 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw