Detalhes da notícia

Por Camila Agner - Assessoria de Imprensa Sebrae/PR | Postado em: 20/04/2024 - 09:38
Foz do Iguaçu recebe Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na etapa estadual
Foz do Iguaçu recebe Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na etapa estadual

Foram anunciados nesta quinta-feira (18) os vencedores da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Realizada em Curitiba, a premiação do Sebrae/PR reconheceu dez iniciativas que contribuíram para a criação ou o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável à consolidação e ao crescimento das micro e pequenas empresa. Ao todo, foram 145 projetos inscritos no PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do Paraná.

A cerimônia contou com a presença de representantes dos 27 municípios que disputavam as dez categorias, totalizando 30 projetos, nas categorias: Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; e Governança Territorial.

“O Sebrae tem feito um trabalho extraordinário em todos os municípios do Paraná. Ele tem ajudado as empresas e os micro e pequenos empresários, além dos MEI. Isso auxilia muito no desenvolvimento das nossas cidades. O Estado cresce ainda mais tendo parceiros que fomentam o ambiente de negócios e as boas práticas em iniciativas como esta premiação”, reconheceu Darci Piana, governador em exercício do Paraná.

Darci Piana, governador em exercício, durante pronunciamento.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, ressalta a relevância das gestões municipais ao trabalhar assuntos como modernização, economicidade, desburocratização, inovação, integridade e respeito aos recursos públicos.

"Os projetos deixam um legado importante, eles promovem o desenvolvimento econômico e social, além de fortalecer micro e pequenos empreendedores. E isso faz parte do nosso compromisso, do nosso trabalho de viabilizar sonhos e apoiar no desenvolvimento de serviços e produtos que gerem valor e atendam as necessidades locais", afirmou.

Durante a celebração, o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, lançou o livro “Histórias que Transformam”, onde é possível conhecer as 30 iniciativas paranaenses do Prêmio. Além disso, também apresentou o Guia Candidato Empreendedor, ferramenta que postulantes aos cargos de prefeito e vereador podem utilizar para incluir medidas em seus Plano de Governo, tendo como foco a melhoria do ambiente de negócios e de desenvolvimento as micro e pequenas empresas.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, apontou para a importância das iniciativas municipais, que propiciam um ambiente de negócios mais favorável para empreender e que impactam na vida dos cidadãos.

"O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece o impacto desse ambiente e todos os que trabalham para melhorar a vida das pessoas pela força dos empreendedores e empreendedoras nas bases, que são os municípios. Nesta noite reconhecemos os vencedores, todavia, temos que celebrar que todos os 145 inscritos estão em prática, impactando a população nas suas respectivas cidades", ponderou Tioqueta.  

Dentre as autoridades que estiveram presentes, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, Luiz Gava Neto, além de conselheiros da instituição e lideranças. A final nacional do PSPE acontecerá em Brasília, no dia 11 de junho.

Projetos premiados

De acordo com Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, e vencedor na categoria “Compras Governamentais” com o projeto “Compras públicas – Uma política pública que transforma!”, eles têm trabalhado na inovação dos processos no município.

“As compras governamentais podem gerar mais riqueza para a cidade, desde que consigamos fazer com que essas compras cheguem até a economia local. Dessa forma, transformar grandes licitações em licitações menores e locais, nas quais um microempreendedor possa prestar serviço numa unidade básica de saúde, escola, etc., ao invés de contratarmos uma grande empresa para fazer tudo, por exemplo. E expandir essa dinâmica para outros tipos de serviços, como cultura, educação, entre outros”, ressaltou. 

Prefeito de Foz do Iguaçu enalteceu que o projeto, além do Prêmio, já rendeu muitos resultados para a cidade. 

Do Vale do Ribeira, a prefeitura de Cerro Azul foi vencedora da categoria Empreendedorismo Rural com o projeto "Desenvolvimento integrado da cadeia produtiva do citrus". O prefeito Patrik Magari destacou a importância do trabalho em conjunto que vem sendo realizado no local, que envolve produtores rurais, Governo do Paraná, Sebrae/PR e o município como um todo.

"É um esforço muito grande. Com esse trabalho conseguimos evidenciar ainda mais a vocação do nosso município e ampliar, um trabalho que vem levando para a abertura de novos mercados, das boas práticas e seguir na busca pelo selo de Indicação Geográfica", celebrou.

Quem levou a categoria “Governança Territorial”, com o projeto “La Frontera – O que é bom passa aqui”, foi a prefeitura de Bom Jesus do Sul, no sudoeste do Paraná, divisa com a Argentina. E o prefeito, Helio Jose Surdi, comentou ser uma satisfação ter o reconhecimento por parte do Sebrae, da sociedade e dos 21 municípios que eles representam.

“Não tenho dúvida de que quando trabalhamos juntos, integrados, unindo forças, temos a maior possibilidade de trazer benefícios para a nossa população, que é aquilo que nós sempre primamos. Me sinto honrado em poder representar esse território e contar com o apoio de todos, para desenvolvermos nossa região”, afirmou.

Com o resultado, segundo Surdi, agora é hora de pensar na etapa nacional. “Sabemos que temos um grande desafio pela frente. Se conseguirmos mais essa vitória, dedicaremos o feito às populações dos 21 municípios. Nossa região é de fronteira, uma região turística também, onde as pessoas frequentemente visitam. Então espero que com o projeto, possamos levar benefícios para todas as pessoas que forem conhecer nossas terras”, declarou.

Prefeitos e representantes premiados ao lado da diretoria executiva e presidente do CDE do Sebrae/PR. Fotos: Inove.

Confira as prefeituras premiadas:

  • Cidade Empreendedora – Jacarezinho. Iniciativa: Jacarezinho mais.
  • Compras Governamentais - Foz do Iguaçu. Iniciativa: Compras públicas – Uma política que transforma.
  • Empreendedorismo na Escola – Assaí. Iniciativa: Assaí Tech – Empreendedorismo do infantil ao primeiro emprego.
  • Empreendedorismo Rural - Cerro Azul. Iniciativa: Desenvolvimento integrado da cadeia produtiva do citrus.
  • Governança Territorial - Bom Jesus do Sul. Iniciativa: La Frontera – O que é bom passa aqui.
  • Inclusão Produtiva - Ponta Grossa. Iniciativa: Dona de mim: resgate e inclusão produtiva através do empreendedorismo.
  • Sala do Empreendedor - Francisco Beltrão. Iniciativa: Realizando sonhos.
  • Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo – Londrina. Iniciativa: Estação 43 – Ecossistema de inovação de Londrina.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente – Curitiba. Iniciativa: Curitiba cidade sustentável.
  • Turismo e Identidade Territorial - Pato Branco. Iniciativa: Pato Branco – Destino Turístico Inteligente.




Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Cultura, a rádio da Família!
A Rádio que respeita você e sua Família.
Rua 1º de maio, 694 - Centro - Palotina - Paraná
© 2024 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw