O Dia Mundial do Vaso Sanitário é comemorado anualmente em 19 de Novembro.
A data pode parecer uma grande brincadeira, mas o assunto não podia ser o mais sério: falta de saneamento básico para bilhões de pessoas!
O World Toilet Day, como é conhecido internacionalmente, ajuda a conscientizar as pessoas e os governos sobre a enorme quantidade de pessoas que não possuem acesso à um vaso sanitário limpo e com sistema de saneamento adequado.
O problema vai muito além do que ter que urinar ou defecar ao ar livre, pois a falta de saneamento básico de qualidade facilita a proliferação de doenças perigosas, como malária e a diarreia, que afeta principalmente as crianças e os recém-nascidos.
O Dia Mundial do Vaso Sanitário foi oficializado pela Organização das Nações Unidas - ONU em julho de 2003, realizando, desde então, atividades e discussões que conscientizem os governos de todos os países sobre a importância de assegurar um saneamento adequado para toda a população.
Quem teve a ideia de decretar o Dia Mundial do Vaso Sanitário em 19 de Novembro e apresentou a proposta para a ONU foi Cingapura, que enfrenta grandes problemas nesta questão.
Toda essa iniciativa surgiu a partir da Organização Mundial do Vaso Sanitário (World Toilet Organization), fundada em 2001, pelo empresário cingapuriano Jack Sim (atualmente conhecido como "Sr. Sanitário").
Invenção do vaso sanitário:
A história do primeiro vaso começou em 1596, uma criação de John Harrington.
O afilhado da Rainha Elizabeth I criou o item para presentear a rainha, mas que ainda era muito rudimentar e não tinha propriamente um sistema que funcionasse.
Mais tarde, veio a Revolução Industrial e muitos estudos, pesquisas e preocupações sobre a saúde e higiene.
Logo, chegamos à chamada Idade Moderna, em 1778, quando Joseph Bramah deu o passo que mudaria tudo: o sanitário com descarga.
Joseph era um engenheiro e mecânico que conseguiu desenvolver o sistema de descarga, que foi incorporado a ideia de Harrington.
Basicamente, o primeiro vaso sanitário é realmente criado e funciona com o sistema de sucção.
Mas a evolução do vaso sanitário não parou por aí, já que mais políticas sobre saneamento eram criadas e a população se desenvolvida e crescia a todo vapor.
Logo, não bastava um sistema de sucção.
Foi preciso desenvolver também toda a ideia de saneamento das cidades, tratamento de água, redes de esgoto e até mesmo a preservação de rios.
Assim, chegamos aos dias atuais, que mantém o sistema do século 18, mas que ainda não parou de evoluir.
Atualmente, o sistema pode ser de descarga acoplada, acolchoado ou não.
Tudo para que você tenha mais conforto e bem-estar, além de segurança.