A coordenação de Endemias do município de Palotina, vincula à Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 06 e 07 últimos o primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRA) deste ano.
O índice apurado foi de 3,3%, classificado como situação de alerta segundo os parâmetros do Ministério da Saúde que preconiza índice aceitável menor que 1%.
Durante a ação, foram coletadas amostras e registrados dados de campo, que agora estão em análise detalhada. Medidas de controle e prevenção estão sendo reforçadas em áreas prioritárias do município, e a população é convocada a intensificar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Os bairros com os maiores índices de infestação são os seguintes: Parque Industrial (50%); Centro 02 (20%); Por Sol (8,51%); Santa Terezinha (7,86%); Jardim Califórnia (7,14%); Interlagos (6,97%); Centro 03 (6,66%); Jardim Social (5,88%); União (4,25%); Osvaldo Cruz (4,25%); Centro 04 (3,38%); Pioneiro (2,38%) e Vô Konrad (1,40%). Segundo o coordenador de Endemias, Valdir Alves de Matos Junior, essas localidades apresentam maior risco de surtos de dengue, podendo levar o município a enfrentar uma nova grande epidemia.
“Reforçamos a necessidade de alerta máximo à população, especialmente nas áreas com os maiores índices. É fundamental que cada morador colabore, adotando medidas preventivas, como a eliminação de focos de água parada; manutenção de quintais limpos e organizados e verificação periódica de calhas, caixas d’água e outros recipientes que possam acumular água.
Combater a dengue não é apenas um dever individual, mas um compromisso coletivo. Juntos, podemos proteger nossa comunidade e reduzir a incidência dessa doença em nosso município”, frisa.