Um novo capítulo na formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens está sendo escrito em Palotina. A OAB-PR, Subseção de Palotina, em parceria com a Uniguaçu Palotina, lançou oficialmente o projeto “OAB e Uniguaçu na Escola: Preparando Jovens para o Futuro”. A iniciativa tem como missão preparar as futuras gerações para o convívio em sociedade por meio da educação sobre direitos, deveres e cidadania.
Idealizado pela OAB local, presidida pela advogada Dra. Vera Lucia de Souza Duim, em parceria com a Uniguaçu Palotina, o projeto visa orientar, ensinar e informar os estudantes da rede pública de ensino, com uma abordagem didática, acessível e envolvente.
“Acreditamos que a informação salva vidas e que a educação é o pilar para a construção de um futuro mais justo. Infelizmente, muitos jovens ainda desconhecem seus direitos e deveres. Por isso, nosso trabalho será levar esse conhecimento até eles de forma clara e engajadora”, destacou a presidente da OAB Palotina, Dra. Vera Lucia Duim.
Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA, e, a partir de maio, será implementado também no Colégio Estadual Domingos Francisco Zardo. Com impacto já visível, a iniciativa começa a ganhar força para expandir suas fronteiras. “Estamos com conversas avançadas para levar o projeto para o município de Maripá”, revelou Vera Lucia Duim.
Primeira aula marca início promissor
O lançamento do projeto ocorreu no último dia 14 de abril, com uma aula inaugural realizada no CEEBJA. A cerimônia de abertura foi conduzida pela professora Dra. Eliane Cabral Beck, coordenadora pedagógica da Uniguaçu Palotina, ao lado da presidente da OAB, Dra. Vera Lucia Duim. O evento contou com a palestra do Promotor de Justiça, Dr. Teilor Santana da Silva, que abordou com os alunos temas essenciais como cidadania, ética, violência social e o papel do Ministério Público na sociedade.
A solenidade teve a presença ilustre da Conselheira Federal da OAB, Dra. Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, além do vice-presidente da subseção, Dr. Marcelo Ródio, da coordenadora de projetos da OAB, advogada Lacy Maria Riedi, e da advogada Fernanda Frozza. Também marcaram presença professores do colégio e a diretora Maristela Piccin, todos demonstrando comprometimento com a construção de um futuro mais consciente e participativo para os jovens.
Educação como ferramenta de transformação
A proposta do projeto é utilizar a educação como meio de transformação social, promovendo temas fundamentais como responsabilidade social, jovem aprendiz e direito trabalhista, combate à violência, comunicação não violenta, educação financeira pessoal, empreendedorismo, uso consciente das redes sociais e projeto de vida. A abordagem é prática e utiliza uma linguagem acessível, com o objetivo de incentivar o diálogo e a reflexão entre os estudantes.
Além dessa iniciativa, a OAB – Subseção de Palotina – em parceria com a Uniguaçu Palotina, também desenvolve o projeto “Semeando Cidadania: Vivenciando a Cidadania na Escola”. Aplicado inicialmente no Colégio Estadual Santo Agostinho, o projeto conta com o envolvimento do Poder Judiciário, da Patrulha Escolar e do Ministério Público. Em 2025, ele também passou a ser implementado no Colégio Cívico-Militar Barão do Rio Branco.
Desde 2018, o Semeando Cidadania tem impactado positivamente a comunidade escolar. Em 2022, foi um dos vencedores do concurso de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas dentro da Agenda 2030. Em reconhecimento à relevância da iniciativa, a OAB Paraná conferiu à Subseção de Palotina uma Láurea de Reconhecimento.
Para a OAB-PR – Subseção de Palotina –, a parceria com a Uniguaçu tem sido essencial para a execução e fortalecimento dos projetos. A união entre a advocacia e a academia tem gerado frutos que prometem transformar a realidade de muitos jovens, despertando consciência crítica, responsabilidade social e protagonismo.
O futuro começa agora
Com essas iniciativas e outros projetos que já estão sendo elaborados, a OAB de Palotina reafirma seu compromisso com a sociedade e demonstra que a atuação da advocacia vai muito além dos tribunais. É também nas salas de aula, nos colégios e nos encontros com a juventude que se constrói uma sociedade mais justa, consciente e preparada para o futuro. “Estamos plantando sementes. E temos certeza de que esses jovens colherão bons frutos, pois estão recebendo algo que ninguém poderá tirar deles: o conhecimento”, concluiu a presidente da OAB Subseção de Palotina, Dra. Vera Lucia Duim.