Detalhes da notícia

Por Jornal Folha de Palotina | Postado em: 21/03/2024 - 21:50
Hospital Municipal Quinto Abrão Delazeri completa 21 anos em Palotina
Hospital Municipal Quinto Abrão Delazeri completa 21 anos em Palotina

O maior e mais importante investimento em saúde da história de Palotina, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazari, referência regional em atendimento de média e alta complexidade, completa 21 anos de fundação neste mês de março de 2024.

A unidade hospitalar sempre cumpriu o objetivo de atender a população que depende do SUS (Sistema único de Saúde), mas, em 2021, diante da pandemia do coronavírus, subiu de patamar ao conquistar dez leitos de UTI, unidades estas que continuam em funcionamento.

No último dia 11, foi realizado um café para comemorar os 21 anos. Na ocasião foi realizado o lançamento do projeto “Juntando Pontos”, onde serão repassadas peças de artesanato que são confeccionadas por mulheres privadas de liberdade.

Essas mulheres participam de oficinas de artesanato que tem como finalidade colaborar para o processo de reconstrução da identidade e ressocialização.

O ato contou com a presença do vice-prefeito Felipe Zago, secretária de Saúde, Jessica Kehrig Fernandes; coordenadora de Saúde, Nissandra Karsten; padre Batisti e Eloi José Glaeser, além de médicos e servidores.

Hoje, com cerca de 180 servidores, a unidade hospitalar desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, oferecendo acesso a uma ampla gama de serviços de saúde, como, por exemplo, emergências médicas, consultas regulares, cirurgias, procedimentos ambulatoriais, tratamentos especializados, exames de diagnóstico, nutrição, fisioterapia, maternidade e outros serviços na área médica. Inicialmente, o hospital entrou em funcionamento como Pronto Atendimento, no dia 10 de março de 2003.

De acordo com a coordenadora de Saúde, Nissandra Karsten, o atual patamar de excelência do hospital é fruto de uma somatória de esforços, que culminou na subida de vários degraus, conquista por conquista, como o primeiro parto, a primeira cirurgia, abertura de UTIs, o atendimento 24 horas, a conquista das cirurgias por vídeo, o recebimento de pacientes de outros municípios e outros tantos.

“O desafio agora é ampliar a estrutura física, pois a população cresceu e precisa de mais estrutura. Mas o momento é de comemorar e trabalhar para que o hospital municipal continue cumprindo a sua missão, projetando o futuro.

E se questionando: como seria a vida do palotinense se não houvesse seu hospital, citando episódios como covid, dengue e outros? Muitas vidas foram salvas e é preciso reconhecer o esforço, pedindo discernimento para a missão de pensar e planejar o futuro”, comenta Nissandra.

Recentemente o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti anunciou que o hospital municipal vai passar por uma ampla e moderna estruturação.

“Palotina terá um novo hospital após as melhorias”, afirmou Luiz Ernesto ao revelar que estão previstos investimentos superiores a R$ 20 milhões para as adequações necessárias como a construção de um novo Pronto-Socorro e blocos de internações. Sobre a área atual, o prefeito ressalta que serão adequadas para maternidade e demais repartições.

 




Compartilhe:
Notícias relacionadas

Fale conosco
Cultura, a rádio da Família!
A Rádio que respeita você e sua Família.
Rua 1º de maio, 694 - Centro - Palotina - Paraná
© 2024 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por 4aw